Translation

domingo, 6 de maio de 2018

Pedaços da cidade: Maceió visitada

A disciplina é Formação do Espaço Alagoano. Ocorre dentro da carga do Mestrado Dinâmicas do Espaço Habitado. Alunos sentam, escutam, reagem; alunos andam, pensam andando. Ludmilla andou, viu, registrou e está aqui com suas fotos. Vamos andar com ela pela cidade.  São demais os caminhos; jamais alguém esgotará as possibilidades de andar, entrar e sair desta Maceió que somente se encontra bem nas pesadas críticas à Jerusalém, feitas pelos idos do Velho Testamento. Vamos ver o que ela nos trouxe e pensar com ela?


 


Foto tirada na Avenida Senador Rui Palmeira, no dia 30 de abril. Nesse dia, caía na cidade uma chuva torrencial, e em dias assim, é especialmente preocupante lembrar-se daqueles que estão desabrigados e desprotegidos da chuva,  como neste assentamento às margens da lagoa, onde as pessoas vivem sem estrutura para suportar as chuvas.

O canteiro central do Murilópolis é um ótimo local para a prática de corrida e de exercícios ao livre. Nas horas de pico a avenida fica bastante movimentada, então é preciso ter cuidado ao atravessar nos retornos do canteiro. Costumo percorrer esse trajeto diariamente ao entardecer, e é um dos momentos preferidos da minha rotina; além de colocar o condicionamento físico em dia, aproveito a corrida para esvaziar um pouco a mente dos problemas cotidianos ouvindo uma boa música que ajuda a dar um “gás”. Portanto, esta paisagem para mim representa a importância de reservar uma hora do dia para cuidar de si.
Da varanda do apartamento, eu vejo as luzes da cidade. Esta é a paisagem que observo diariamente, e é interessante pensar que há oito anos nenhum daqueles edifícios reluzentes, ao fundo, compunha a paisagem. A vista em questão é do bairro da Gruta, que na última década sofreu uma intensa verticalização, o que modificou significativamente o cenário urbano numa velocidade tremenda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário