Translation

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Uma fascinante viagem pelos trilhos de Maceió: Dayana Rossy



 Esta matéria foi publicada em Campus/O Dia.

A fascinating journey by rail: Maceio
Un voyage fascinant par chemin de fer: Maceio

Un affascinante viaggio in treno Maceio:
Un fascinante viaje por el carril: Maceio

 Este material foi produzido por alunos, a meu pedido e escrito imediatamente após a viagem, sem qualquer revisão: trava-se de um escrito pequeno a sair bruto da experiência. A pergunta era simples: o que teria ficado de uma rápida viagem em um VLT? Temos de agradece à gentileza e cortesia da CBTU. (Luiz Sávio de Almeida)



PELOS TRILHOS DE MACEIÓ
 Dayana Rossy
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), se especializando em Gestão Pública Municipal, também pela UFAL. Servidora pública na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, coordenando os serviços de transportes. Aluna especial do Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado, diciplina Formação do Espaço Alagoano.
         Numa manhã de sexta-feira, vinda do interior do Estado num ônibus lotado, chego à capital: Maceió. Estava preocupada com o horário, não gostaria de atrasar, pois iria fazer outra viagem – um passeio no VLT. Cheguei ao centro da cidade no horário previsto, então quando desci daquele ônibus, em frente a Sede da CBTU, – um prédio histórico muito bonito e  preservado – pude examinar a fachada sem pressa. Apesar de ter passado outras vezes pela Rua Barão de Anadia e do prédio ser familiar, era a  primeira vez que eu iria entrar nessa estação, almejava descobrir a dinâmica por trás da fachada que há muito já prendia a minha atenção.


Entrei na estação e fui comprar o bilhete, a tarifa é única e custa apenas 50 centavos. Os cartazes nas paredes apresentam informações sobre o VLT. A linha possui 32 km e 15 estações, distribuídas nas cidades de MaceióSatuba e Rio Largo. Nesta ocasião, fiz o trajeto de Maceió a Satuba. 



Depois de embarcar, andei pelos vagões, olhava para as pessoas e sentia curiosidade. Como é a rotina delas? De onde viam e para onde estavam indo? Qual a importância do VLT para elas? De alguma maneira, eu também me sentia embarcando nas histórias do dia-a-dia daquelas pessoas.


Conversei com alguns passageiros que apresentavam anseios e comportamentos variados. O VLT os leva a escola, ao trabalho, ao mercado, ao consultório médico e outros lugares. Parece também levar as lutas de cada um. Muitos acordam de manhã cedo e caminham até a estação, por isso reclamavam sobre o cansaço e a necessidade de chegar rápido ao destino. Ouvi comentários sobre corrupção, mas também mensagens de esperança por tempos melhores na nossa economia e na política. Relatos que me levaram tanto ao riso quanto à reflexão. Contudo, os discursos traziam afinidades, todos elogiaram o transporte pelo baixo custo, conforto e segurança. 


A viagem estava acabando quando olhei pela janela. A paisagem urbana e natural mostrava uma Maceió diversa. Percebi que sobre os trilhos, ainda há muito para desvendar. Despeço-me, mas preciso voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário