Translation

terça-feira, 21 de junho de 2016

Música que meu avô Fausto cantava na Capela :Onde a moça mijou


Song my grandfather Faust sings in the Chapel: Where the girl peed
hanson mon grand-père Faust chante dans la Chapelle: Où la fille pissé
 Canzone mio nonno Faust canta nella Cappella: dove la ragazza pipì

Meu avô Fausto Vieira de Almeida era gente fina: prosista, jogador de pernada, mulherengo e adorava um pé de bode. Ele costumava cantar e recitar coisas que corriam por aquela Capela da primeira década do século XX. Tinha sobre a marica (maconha) que dizia:


Marica tu deste um peido
Na porta do Wenceslau
Derrubaste três giraus ...

Muitas músicas que se cantava na Capela àquela época, guardei na cuca e uma é esta: Aonde a moça mijou. Os versos que sei, alguns são diferentes; os pesquisadores diriam que se trata de variantes, mas, com todo o carinho pelo meu avô, puxo o veio Fausto prosista para a antiga música de sabor jocoso que circulava largamente e ninguém sabe de onde veio. 
Sem dúvida, não seria música de salão, o tom é de música de tavernas e nçao das melhores, mas era cantada miudamente pelas senhoras capelenses.
Sinto um certo desconforto, mas estou diante de um documento onde se vê a difenciação corrente que se fazia com a idosa e com o idoso, Acho que há um senso de piada circense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário