Translation

quinta-feira, 23 de junho de 2016

A cidade e o olhar - Maceió - II - Virna da Hora Dantas








Aluna especial do Mestrado Dinâmicas do Espaço Habitado, UFAL, disciplina Formação do Espaço Alagoano






 
Um pedaço do interior. Eu tirei essa foto, porque o senhor vendendo macaxeira e inhame num carrinho de mao,  no bairro da Ponta Verde me chamou atenção, um bairro nobre de Maceió,  cheio de edifícios residenciais e,  nessa região,  há varias bandeiras de supermercado. Mesmo assim, frequentemente podemos encontrar vendedores de frutas ou verduras como aquele senhor, que nos faz lembrar um pouco das cidades do interior que sao cheias de pequenos comerciantes.





   Momento de reza. Estava caminhando perto de casa e em plena tarde,  quando passei pela igreja Sao Pedro no bairro de Pajuçara e as varias pessoas que estavam ali rezando me chamaram a atenção. Provavelmente, elas interromperam seus trabalhos e obrigações para ter um momento com Deus. E me faz pensar que mesmo na correria do dia a dia e na cidade grande, coisas que acabam nos afetando a espiritualidade, algumas pessoas encontram um momento para desacelerar. 



  Praia do lazer. Esse momento prendeu minha atenção, em primeiro lugar, pela própria praia que sempre gosto de olhar;  como caminho todos os días, a paisagem faz parte do meu dia. Em segundo lugar,  sempre noto que há muitas pessoas utilizando a praia como forma de lazer mesmo durante a semana e durante a tarde, quando, normalmente, todo mundo está trabalhando;  no caso havia jovens jogando volei, pessoas com jogos de tabuleiro;  é um espaço que deve ser valorizado, inclusive,  por ser um dos poucos espaços que oferece essa diversidade. 


 

  Esse momento me chamou atenção por que as pessoas sempre estão usando a praia para caminhar (assim como eu) e, todo dia, o pessoal responsável pelas cadeiras de praia tem sua rotina de levar todo o equipamento normalmente em carrinhos de mao e no final da tarde recolher, o que me faz pensar que a vida dos turistas e daqueles que ficam na areia nao seria tao confortávelmente igual. 

 

 
 Músicos. Outro ponto de Maceió que me chama atenção é o pavilhão do artesanato, pois é uma das partes da praia mais movimentada e isto tanto pelos turistas quanto pelos locais,  pois é um dos poucos pontos que oferece um vasto artesanato e comidas típicas num preço acessível. E na foto me despertou a atenção o conjunto de músicos pois eles estão ali todos os dias tocando musicas regionais para os turistas principalmente, mostrando um pedaço da cultura alagoana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário