Translation

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Karina Cavalcante Dâmaso. Memória e cotidiano. Artes plásticas



Anjo e violão







ENCONTRO COM A ARTE
Karina Cavalcante Dâmaso Garboggini

Parte superior do formulário

Iniciei meu amor pela arte através do desenho, aos 13 anos; mainha remexendo em minhas coisas descobriu meus desenhos e empolgada me matriculou em uma aula de pintura no bairro onde morava.

D. Odete Teixeira, pintora conhecida, foi minha primeira professora, uma linda vovó que me ensinou o básico da pintura e me deixava livre para desenvolver o dom, dizia para mainha que eu só precisava desenvolver a técnica, pois eu fazia tudo com habilidade e perfeição, mesmo assim, por amar aquelas tardes agradáveis com lanchinhos deliciosos, permaneci por um ano. Isso foi em 1986.

Em 1987 ou 1988, não me recordo precisamente, consegui ser a primeira aluna do renomado pintor Aloísio Coimbra, em Boca da Mata, interior de Alagoas. Lá permaneci por quatro meses, indo todos os sábados; aprendi sua técnica em fisionomia, e detalhes nas composições figurativas; incorporei muitas cores novas e vibrantes ao meu trabalho, que mais tarde foi determinante na formação do meu estilo.

Parei de pintar em 2005, por estudar e trabalhar, além de apresentar algumas consequências, como: tonturas, mãos tremulas e dores de cabeça pelo uso contínuo da tinta a óleo, considerada muito tóxica.


Boca da Mata
Voltei em 2013 pintando acrílico sobre tela, criei estilo próprio e nova técnica, pois a riqueza da perfeição do figurativo dos quadros a óleo não consegui mais obter, por ser o acrílico uma tinta de secagem muito rápida. Por isso foi essencial à técnica e a criatividade na composição de novos quadros com características do figurativo e abstracionismo de forma harmônica, trazendo a tona um estilo único e determinante. 

Atualmente continuo pintando, o amor pela arte me traz paz interior. Pretendo não mais parar por longos anos, a pintura faz parte do meu equilíbrio e bem estar. Portanto, convido a todos a descobrir suas habilidades artísticas, desenvolvê-las e provar desse imenso prazer. Vamos apreciar a arte com a mente aberta e deixar o olhar do imaginário lhe conduzir por belezas infinitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário