Translation

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Luiz Sávio de Almeida, Amaro Hélio da Silva e Gilberto Geraldo Ferreira. Mais um diálogo com os índios

Esta matéria foi publicada no tablóide Contexto do jornal Tribuna Independente, Maceió, na edição de  23  de Outubro de 2011



Um pequeno bilhete sobre uma

coleção
 de livros sobre índios
Trataremos da  Coleção Índios do Nordeste: Temas e Problemas. Contexto traz uma informação sobre a coleção e a história do Grupo Índios de Alagoas: cotidiano e etnohistória.   Um dos volumes publicados traz trabalho de autoria de Ivan Soares Farias; o outro é uma coletânea de textos sobre índios de Alagoas, organizada por Luiz Sávio de Almeida,  Amaro Hélio  Leite da Silva e Gilberto Geraldo Ferreira.
        A coletânea intitula-se Índios de Alagoas: memória, educação, sociedade, trazendo estudos escritos por Rogério Rodrigues dos Santos, Gilberto Geraldo Ferreira, Ivan Soares Farias, José Ivanilson Silva Barbalho,  Audenir Barros da Silva Júnior,  João Daniel Batista Maia e Jorge Luiz Gonzaga Vieira.
      O livro do Professor  Ivan Soares Farias intitula-se Doenças, Dramas e Narrativas entre os índios Jeripanko no sertão de Alagoas.
     No próximo dia 29 do corrente, o  Grupo mencionado estará realizando uma Mesa Redonda intitulada Índios de Alagoas: cotidiano e economia. 
    O Grupo Índios de Alagoas: cotidiano e etnohistória é um dos principais parceiros de Contexto. 
    Vale a pena tomar conhecimento da sua produção.  Compareça ao lançamento (dia 23 de outubro) e à Mesa Redonda intitulada Índios de Alagoas: cotidiano e economia (dia 29 de outubro) para ter uma visão da questão indígena em Alagoas.
                                         Luiz Sávio de Almeida



Mais um diálogo com os índios
Luiz Sávio de Almeida, Amaro Hélio da Silva e Gilberto Geraldo Ferreira

          Desde a primeira publicação, em 1999, a coletânea Índios do Nordeste: temas e problemas vem reafirmando o seu compromisso com uma nova visão sobre a história indígena na região. Independente da diversidade teórica e metodológica presente nos textos, os livros contribuíram tanto para retomada da questão indígena na vida acadêmica, quanto para ajudar a subsidiar o movimento de resistência étnica dos povos indígenas, especialmente em Alagoas.
Os trabalhos desta coletânea nasceram da Mesa Redonda Índios de Alagoas, ocorrida na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, organizada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL), com exceção dos textos dos professores José Ivamilson da Silva Barbalho e Rogério Rodrigues dos Santos. Foram muitos autores – nacionais e estrangeiros – que escreveram sobre os índios na Coleção. Tanto a diversidade dos temas quanto a formação e atuação desses autores fizeram-na um espaço democrático. É, também, um conjunto de trabalhos que não busca somente a excelência acadêmica, preocupando-se, fundamentalmente, com a luta dos povos indígenas. Este volume traz autores que dão continuidade a este propósito coim todos eles fazendo parte do grupo Índios de Alagoas: cotidiano e etno-história.
Gilberto Ferreira é formado em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele é membro do grupo de estudos Índios de Alagoas: cotidiano e etno-história, do Centro de Pesquisa e Documentação Maninha Xucuru-Kariri, do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Direito, Sociedade e Violência do Centro Universitário-CESMAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário